Capoeiraq i Kjol / Capoeira de Saia

 

Projekt på portugisiska

 

Capoeira de Saia

Profissionalizacao de mulheres na Capoeira

Realidade e desejo   

 

                                                                                                               e

 

Danca Afro Brasileira

Resgate da Memória Artística,

Bens Culturais Afro-brasileiros

e da Ecologia Popular

 

 

 

 

 

Periodo do projeto: Setembro

Diretor:Carlos Olavo Svensson

Producao: Carioca KIF

Indice

Introducão

Carioca KIF

Salvador

Danca afrobrasiliera

Percussao

Capoeria

Antonio Cozido

Gabi Guedes

Sara “Menina” Stanczac

Projeto

Local

Objetivo

Usuarios

Financiamento

Propaganda (marketing)

Orcamento

Plano de seguimento

 

 

Introducão

 Na Suécia o interesse pelo Brasil é crescente.Além do turismo ecológico do País o turismo cultural tem atraído um público diferenciado, entre as cidades nordestinas sabe-se que Salvador (BA),Natal (RG) e Porto de Galinhas (PE) estão entre as cidades mais visitadas pelos suecos na América Latina. Esse interesse se justifica também pela popularidade alcançada pela música e danca brasileira e pela sua exposição no mercado internacional.

 A cultura popular baiana é muito vasta, todavia uma pequena parcela da população tem acesso ao modo como esse acervo é produzido. O contato com manifestações tradicionais da cultura popular é bastante salutar, pois permite ao indivíduo uma melhor compreensão das suas tradições, facilitando sua identificação entre os diversos grupos sociais e fomentando o respeito à diversidade.

 Muitos dancarinos, músicos e pesquisadores suecos têm interesse na musicalidade brasileira e na capoeira. Eles entendem que ritmos menos explorados pela mídia, como axé, lambada, afoxé, candomblé, maculelê, entre outros, refletem muito da história desse país; da sua gênese e suas influências.

 Este projeto pretende mostrar um novo olhar sobre a capoeira e danca afro brasileiro que estarão constituindo um elo de ligacão entre esses dois países, proporcionando uma visão histórico-cultural dos vários ritmos e dancas que permeiam a história e a identidade cultural do Brasil.

Carioca KIF

A Organizacao Cultural e Desportiva Carioca KIF , situada em Estocolmo ja atua na Suécia com projetos culturais e esportivas. Depois de muitas reuniões e pesquisas resolveu apoiar esta causa e deseja no mes de setembro trazer para Estocolmo Antonio Cozido e Gabi Guedes para trabalharem em conjunto com Sara Stanczac.

Salvador

Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, e a terceira cidade mais populosa do Brasil ,primeira do Nordeste e a oitava mais populosa da América Latina .É chamada por alguns de"Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares e por outras  "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África (seguida por Nova York ), majoritariamente de origem iorubá ,vindos da Nigéra, Togo,Benin e Gana. Por isto é considerada o centro da cultura afrobrasiliera.  
Os negros iorubanos e nagôs estabeleceram uma rica cultura nas terras da Baia de Todos o Santos . Pois que tinham religião própria, o candomblé; música própria, a chula, o lundu; dança própria, praticada no samba de roda; culinária própria, que deu origem à culinária baiana, inventando diversos pratos com base no azeite-de-dendê e leite de coco (tudo com muita farinha-de-guerra dos índios tupinambás e tapuias), e sobremesas, desenvolvendo o que veio de Portugal; luta própria, a capoeira, e o maculelê; vestimenta própria, aliando as já tradicionais indumentárias africanas às fazendas portuguesas; e uma mistura de línguas, mesclando iorubá com português.

A Capoeira , musica (percussão) e a Danca Afrobrasileira faz parte do cotidiano do povo brasileiro e está presente em todas as gerações. A criatividade brasileira tem como base uma expressiva mistura cultural, resultante da miscigenação racial e da valorização das raízes culturais afro-descendentes.

 Normalmente, ao se falar no Brasil a associação com o samba é quase imediata em detrimento a outros ritmos. São poucos ainda as pessoas que conhecem verdadeiramente o extenso repertório brasileiro, principalmente aquele que tem origem em Salvador. 

 

A dança afrobrasileira

 

É carregada de ancestralidade, de símbolos e significados. A África é o ponto de origem dos Orixás e dela vem o seu culto. Os rituais, formas, métodos, linguagens, versos, cantigas e rezas são de origem africana. Nossos antepassados quando foram seqüestrados e trazidos nos navios negreiros para o Brasil, trouxeram consigo seus Deuses, forças como Exú, Ogum, Oxossi, Xangô, Iansã, Nanã, Oxum e tantos outros... divindades cultuadas até hoje em todo território brasileiro e espalhado por vários outros países.
Os Orixás são antepassados divinizados, que em vida exercia poder sobre as forças da natureza como o trovão, o vento, as águas doces ou salgadas, a lama, ou então dando-lhes a possibilidade de exercer certas atividades como a caça, o trabalho com os metais ou com plantas, ervas. A dança dos Orixás é totalmente representativa, traz movimentos primitivos, guerreiros, além dos elementos sagrados da natureza.

Na dança afrobrasileira, cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente. Os pés seguem a base musical, acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés. O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os numa única sinfonia. Outra característica fundamental é o policentrismo que indica a existência no corpo e na música de vários centros energéticos, assim como acontece no cosmo. A dança afrobrasileira é um texto formado por várias camadas de sentidos. Esta dimensionalidade é entendida como a possibilidade de exprimir através e para todos os sentidos.

No momento que a sacerdotisa dança para Oxum, ela está criando a água doce não só através do movimento, mas através de todo o aparelho sensorial. A memória é o aspeto ontológico da estética africana. É a memória da tradição, da ancestralidade e do antigo equilíbrio da natureza, da época na qual não existiam diferenças, nem separação entre o mundo dos seres humanos e os dos deuses.
A repetição do padrão-musical manifesta a energia que os fieis estão invocando. A repetição dos movimentos produz o efeito de transe que leva ao encontro com a divindade, muito usado em rituais. O mesmo ato ou gesto é praticado num número infinito de vezes, para dar à ação um caráter de atemporalidade, de continuação e de criação continua. Nas danças afrobrasileiras o contato contínuo dos pés nus com a terra é fundamental para absorver as energias que deste lugar se propagam e para enfatizar a vida que tem que ser vivida agora e neste lugar, ao contrario das danças ocidentais performadas sobre as pontas a testemunhar a vontade de deixar este mundo para alcançar um outro. Existem várias danças. Entre elas destacam-se: lundubatuqueIjexácapoeiracococongadas ejongo.

 

Percussao

Música e ritimos fazem parte do cotidiano da vida de um brasileiro. A música esta sempre presente em forma de bate papos em todas as geracoes. Este ritimo existe no idioma, no corpo,nos movimentos de um jogador de futebol. A criatividade brasileira tem como base uma expressiva mistura de culturas. Nós somos assim como os americanos uma missigenacao cultural dos povos europeus, africanos e asiaticos.

Infelizmente ainda se faz a ligacao somente ao samba quando se fala sobre Brasil no exterior. Poucos os estrangeiros (inclusive músicos) que tem conhecimento sobre o rico repertóro de  ritimos brasileiros como por exemplo manguebeat, maracatu, afoxé, cavalo marinho, baião, ciranda , cateretê, choro, maxixe, funk, calango toada,jongo samba reaggea etc.

Estes rítimos serão apresentados ao povo sueco através do percussionista Gabi Guedes.

A capoeira

É uma expressão cultural brasileira que mistura lutadançacultura popularmúsica. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Também, a palavra Tupi-Guarani "capuera" significava "Mata destruida pela mão de homem e renascida, não virgem"
Quem acha que os grandes capoeiristas da historia foram todos homens , engana-se. Algumas mulheres ficaram famosas na capoeira baiana,já na década de 1940 se destacavam Maria 12 Homens, Calca Rala, Satan´s, Nega Didi e Maria Para o Bonde onde tiveram que se pasar por homens para poderem viver no meio da malandragem das rodas de capoeira.

Jorge Amado escritor brasileiro de renome usou uma capoeirista feminina ( Rosa Palmeirão) como inspiracao quando escreveu o livro “Mar Morto” .

Na capoeria como em todos os outros esportes a participacao feminina tem sido cada vez mais frequente, ajudando a fortalecer a modalidade. Ela toca, canta, joga, ministra aulas e participa de debates com muitos dos renomados mestres da arte.

As capoeiristas acima citadas incluindo Palmeirona, Julia Fogareira, Maria Pernambucana, Maria Cachoeira, Maria Pé no Mato, Maria Homem e Odília, onde quer que estejam tem muitos motivos para se ufanarem.

As primeiras Mestras de Capoeira Angola surgem somente no início do século XXI, sendo representadas pelas Mestras Janja e Paulinha, discípulas de Mestre Morais, Cobra Mansa e Joâo Grande e atualmente líderes (junto ao Mestre Poloca) do Grupo Nzinga de Capoeira Angola.

Antonio Cozido

Sr . Antonio Cozido, licenciado em danca e pós-graduado em coreografia pela universidade Federal da Bahia. Fundador do projeto e grupo “Capoeira de Saia”.Cozido tem rabalhos registrados com bandas como: Cheiro de Amor, Pinote, Eva e o cantor Netinho entre outros. Coreografou e atuou no filme CINDERELA BAIANA   estrelado por Carla Perez.

Criador do swing afrobaiano no Brasil, participou de clipes como por exemplo Terra Samba e foi simbolo do carnaval no ano de 2006 em Salvador.

Tem um bloco de rua que se chama “Swing Afrobaiano”, que sai ás ruas para mostrar um estilo até então desconhecido até pela própria populacao brasileira.

Sua academia “Casa de Danca Antonio Cozido” fez um trabalho conjunto com ACBEU (Associac

ão Cultural Brasil e Estados Unidos), onde ministra aulas de adaptacao para os estudantes vindo dos Estados Unidos e onde o foco é aprender sobre á cultura baiana, para desta forma facilitar a entrada deles na sociedade.

Antonio Cozido representou a cultura baiana brasileira atraves de cursos , worshop, em diversos paises como por exemplo EUA, México, Suécia, Portugal, Marrocos, Bélgica, Suica,Itália, Japão, Franca, Costa Rica. E no Brasil é divulgador da cultura afrobrasileira.

A opcao de metodologia do trabalho de Antonio Cozido neste projeto será educar para o tempo presente, voltando os usuários para a realidade imediata e curiosidade. Neste tipo de ensino aprende tanto os educandos como dos educadores, pois sempre emergem as situacões problemas e vontades de ambos os lado

Gabi Guedes

Gabi Guedes, 47, o mestre de percussão que tocou dez anos com Jimmy Cliff, dá aulas particulares em Salvador a vai anualmente ministrar oficinas na Alemanha e na Suíça. Ano passado, passou três meses trabalhando no Born To Samba, tour europeu que mostrou os ritmos brasileiros para os gringos.

 

Gabi Guedes participou do projeto:

 Afro Bossa-Nova: https://www.mail-archive.com/tribuna@samba-choro.com.br/msg59621.html

Tudo é percussão : https://encontrosonoro.blogspot.com/

IV Festival de Percussão da UFBA: https://www.roteiroalternativo.com.br/curtas_ver.asp?cod_col=49

VIII Mercado Cultural: https://www.mercadocultural.org/equipe_mostras.php

 

No curriculo de GabiGuedes estão a  Orquestra Rumpilezz que foi criada por Letieres Leite em 2006. A Orkestra Rumpilezz é um grupo de sopro e percussão, em que tanto as composições como os arranjos são concebidos a partir das claves e dos desenhos rítmicos do universo percussivo baiano. O grupo é formado por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi, xequerê) e 12 músicos de sopro (3 trompetes, 3 trombones, 2 saxes alto, 2 saxes tenor, 1 sax barítono e uma tuba). acompanha outros artistas:

Arto Lindsay e Ilê Aiyê: https://www.carnaval.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=995&Itemid=30

Ana Paula Albuquerque: https://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=16946

Guigui da Bahia: https://fonoteca.cm-lisboa.pt/cgi-bin/info3.pl?23664&CD&0

Walter L’amar reaggea:https://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=218

CD Magary Black Semba Bahia, lançado em 2007: https://www.salvadordez.com.br/ler_noticia303-claudia-cunha-e-magary-lord-abrem-o-projeto-musica-no-porto-deste-ano.htm

Sara “Menina” Stanczac

Sara nasceu com a capoeira praticamente. Na Suécia atua como difundidora desta parte da cultura brasileira.

Trabalhos conjunto com escolas e organizacoes , principalmente na area de Estocolmo. Difunde a mistura da cultura antiga da capoeira com a moderna. Trabalha atualmente com diversos grupos com diferentes métodos de ensino.

  1. Capoeira Wild kids : trabalha com criancas em diferentes faixas etárias, desta forma não só desperta a curiosidade das criancas como dos pais também. Desta forma mais uma vez divulga o idioma na nossa terra pois as criancas mesmo sendo filhos de suecos e sem nenhuma ligacao com o Brasil cantam em portugues, aprendem os nomes de golpes , instrumentos etc tudo em portugues.
  2. Capoeira Girl: Uma turma formada só por meninas/mulheres que no fundo tem a mesma proposta deste nosso projeto “capoeira de Saia”.
  3. Capoeria Fitness: Aqui trabalha com as pessoas que desejam manter a forma e descobriram na arte da capoeira um modo diferente de entrar neste mundo da capoeira
  4. Zouk : Foi ao Brasil e lá dancou e teve aulas com os melhores dancarinos da Zouk-lambada um novo estilo de danca. Aqui na Suécia foi a primeira a trazer para a comunidade sueca esta danca , sendo depois seguida por outras entidades e pessoas.

 

Sara decidiu depois de estudar o nosso projeto participar como elo de ligacao entre alunos e professores já que domina o idioma portugues.

 

Projeto

O projeto deseja funcionar também como uma vitrine para  jovens brasileiros e suecos que estejam interessados em um produtivo intercâmbio cultural através da poliritimia musical brasileira.

1.     Danca afrobrasileira:

Na danca afrobrasileira temos como objetivo geral mostrar que até no Brasil existe a nescessidade de incentivar o trabalho de construção da identidade nacional, resgatando o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira. 
Como objetivo específico o grupo deseja divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira, levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito que existem no dia a dia brasileiro ( e até sueco), estimular o contato com elementos de socialização como danças narrativas e cantos afro-brasileiros.

O projeto deseja tambem que os usuarios possam interagir na sociedade sueca como agentes transformadores .

  1. Percussao:

Na percussao será apresentado rítimos como jongo, samba de raiz, samba reagea, maracatu, candomblé mm

3.     Capoeira de Saia

A Capoeira de Saia (Capacitacao de Capoeira Feminina) é um projeto criado po Antonio Cozido que existe no Brasil ( Salvador – Bahia) desde 1997, tendo inclusive  diversos seguidores da idéia.

O principal objetivo deste projeto é promover o fortalecimento da participacao da mulher na Capoeira, possibilitando um maior intercambio entre as instituicoes culturais, enfocando o processo de ensino-aprendizagem da capoeira para este publico, as discussöes de genero, bem como a importancia, relacao e contribuicao no desenvolvimento historico e social da capoeira, possibilitando desta maneira, a ampliacao do nivel de informacao das profissionais e praticantes da capoeira e ainda o aprimoramento técnico-teórico das mesmas.

Com o projeto Capoeira de saia , Antonio Cozido apresenta a Capoeira , uma disciplina quase exclusiva do universo masculino , de uma forma e graca fascinante com um a pitada de seducao femiina. Um espetaculo altamente acrobatico onde se poderá acompanhar a destresa quando jogada a RODA , acompanhado é claro de todos os instrumentos tradicionais. Será apresentado  também o “Samba de roda” , uma danca tipica da Bahia onde o ritimo é festoso e frenético acompanhado de percussao.

Como exemplo de critérios de participacao nesta parte  projeto temos: interesse, responsabilidade, qualquer idade ,disponibilidade, ser mulher, pensar no coletivo e suas necessidades, NAO QUERER PROPAGAR BANDEIRA DE GRUPO NENHUM DE CAPOEIRA E SIM SUA BANDEIRA ENQUANTO CAPOEIRISTA.

Desejamos lembrar que a Capoeira é um dos maoires difusores do idioma portugues no mundo já que nada (cantos,instrumentos, nome de mestres, golpes) na capoeira é traduzido para outro idioma.

 

 

Local

Para efetuar o projeto, será alugado o Restautante Viva brasil para a festa.

Para workshop com organizacoes sera alugado local de treino. Quando o projeto ocorrer nas escolas usa-se o próprio local que a escola dispõe.



 

ObjetivoS

A ONG Carioca KIF (Organizacao cultural e desportiva Carioca) registro nr 802439-1842 esta situada na rua  Gotlandsgatan 66  CEP 11665 na cidade de Estocolmo ,vem por meio desta comunicar que convidou a Antonio Cozido e Gabi Guedes para administar aulas  na Suécia juntamente com Sara Stanczac que habita neste país, durante o periodo  de 18 de setembro de 2009 até 19 de outubro de 2009 . Duracão do projeto será de 32 dias, mas alimentacao e moradia por 30 dias ja que dois dias estarao em voos de ida e volta

O projeto tem como proposta estimular o trabalho de troca de idéias entre grupos e organizações sem fins lucrativos que existem na Suécia. As atividades, assim como no Brasil, tem como prioridade atender criancas e jovens de áreas carentes, com problemas de socialização. Mas o projeto esta aberto para todos, independente de idade ,sexo ou posicão social .

A abertura do projeto sera feita no Restaurante Viva Brasil onde esta programado:

1.Uma palestra sobre a cultura negra no brasil . Vindo diretamente do brasil teremos a visita do Babalorixá Geova q,ue é um dos fundadores da CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras

2. Workshop em capoeira, danca e percussao

4.       Exposicao de artes plasticas de artistas brasileiros

5.       Show do grupo Baquetum na festa atrasada da comemoracao da Independencia do Brasil

As oficinas tem como objetivo ressaltar o trabalho de Antonio Cozido, Gabi Guedes e Sara Stanczac  como pessoas vitoriosas.

Antonio Cozido o pioneiro do Capoeira de Saia,a educação musical atraves da danca de jovens  carentes da periferia do Salvador. Pretende também demonstrar a produtividade e criatividade de rítimos e dancas brasileiras que os jovens suecos desconhecem.

Sara Stanczac e Gabi Guedes tem  ainda como objetivo disseminar o conhecimento sobre a cultura brasileira e afrobrasiliera na Suécia e criar uma plataforma para um intercâmbio cultural tendo como via de passagem do conhecimento a música e os ritmos e sons produzidos. Além disso, a dinâmica desse tipo de aprendizado valoriza o contato inter-pessoal, viabilizando espaços de troca humana durante e após seu período de realização. 

 

Usuarios

 

A equipe que vem do Brasil mais Sara stanczac estarao  sob a supervisao de Carlos Olavo Svensson  e irão ministrar oficinas de capoeira, danca, percussao com diferentes escolas e organizacoes suecas.

Trabalho seguira as leis de trabalho suecas . O projeto se propõe a trabalhar com todas as faixas etárias e socias e de todas as etinias.

Afinal ninguém é tão pequeno que não possa ensinar nem tão grande que nao possa aprender.

Grupos, escolas e organizacoes convidadas:

  • Kulturskolan Stockholm – Mariebergsgatan 34 – S – 112 50 Stockholm

46 8 50831841-www.kulturskolan.stockholm.sehans.skoglund@kultur.stockholm.se

Att: Hans Skoglund ( Head master)

·         Lava, Kulturhuset i Stockholm - Box 16414 SE-103 27  Stockholm

46 8 508 31 527 - www.lavaland.se - katrin.nilsson@kulturhuset.stockholm.se

Att: Katrin Nilson

·                     Nacka Musikskolan - Järla Skolväg 23 - 131 81- Rektor Jill Hallberg-
jill.hallberg@nacka.se - https://skolor.nacka.se/musikskolan/

·                       Kulturama - Virkesvägen 21 Hammarby Sjöstad- Rektor :Helena Tydén, 08-505 900 20  helena.tyden@kulturama.com   https://www.kulturama.se/

·         Grupo Baquetum KMF – Gotlandsgatan 66 – 11665 – Stockholm

08-712 4316 baquetum@hotmail.com – www.baquetum.com

 

 

 

Financiamento

O projeto tentará conseguir apoio no Ministério da Cultura do Brasil( projeto de incentivo ao intercâmbio), Embaixada Brasileira em Estocolmo, Kulturförvaltning em Estocolmo.Tirante isto os integrantes do  grupo Carioca KIF ( 20 ativos ) irão trabalhar sem honorários.
Propaganda (MARKETING)

Todos os artistas que irão se apresentar, colaborarão usando seus sites, perfis no orkut, face-book etc.

Radio Brasil Tropical anunciara o trabalho. Distribuicao de flyers e affiches esta sendo cogitada, desde que se rsspeite a limpeza da cidadae.

Orcamento

veja planilha de custos

Plano de seguimento

A avaliação será processual e formativa.

Cada escola, instituto ou centro cultural deverá fazer uma avaliação do trabalho. Esta avaliação será feita por pessoal capacitado, com a participação do responsável pela escola/organizacao e pelo Antonio Cozido . O organizador do projeto tem direito de segurar uma cópia desta avaliacão.

Estuda-se a hipótese de mais um intercâmbio no ano de 2010 onde planeja-se trazer a escandinavia os componentes do Capoeira de Saia e de Danca Afro que costumam acompanhar o Antonio Cozido nos projetos/show. Um total de mais ou menos 10 pessoas ,entre os componentes destacam-se o proprio Antonio Cozido, dois mestres de capoeira e um do melhores percussionistas de Salvador os outros componentes foram pessoas que aprenderam a usar capoeira, danca como um estilo de vida e uma forma de autosustentacao onde e possibilidade do estendimento do projeto para a Escandinávia também entre 2010 e 2011.

Implantacao de um trabalho conjunto com a CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras

 

Contato na Suécia


Carlos Olavo Svensson ( Carioca KIF)

Granängsringen 52

135 44 Tyresö

Estocolmo – Suécia

cariocakif@hotmail.com
0046 – 08 – 712 43 16
0046 – 0760 – 611 311

 

Projekt på svenska

 

 

Projekt på svenska

 

Capoeira de Saia

(Capoeira I Kjol)

Utbildning av kvinnor inom Capoeira

Verklighet och planering

 

Afro-brasiliansk dans

Bevarande av det artistiska minnet

Och

Brasilianska rytmer

är inte bara samba


 
 Period för projektet: september 2009

Ansvarig: Carlos Olavo Svensson

Producent: Carioca KIF

Innehåll

 

Introduktion

Carioca KIF

Brasilien

Salvador

Afro brasiliansk dans

Brasilianska rytmer(perkussion)

Capoeira

Antonio  Cozido

Gabi Guedes

Sara “Menina” Stanczac

Projekt

Lokal

Syfte

Målgrupp

Finansiering

Marknadsföring