NOVIDADES

05.06.2011 09:02

Noticias / idéias :

  • Oficina de danca com Aline Valentim do Rio Maracatu

Oficina ainda sem data prevista sera efetuado em setembro ou outubro aguarde. Leia sobre o projeto

 

O grupo

O grupo Rio Maracatu fundado em 1997 no Rio de Janei­ro nasceu da união de mú­sicos cariocas e pernambucanos para resgatar e valorizar uma par­te importante da rica cultura musi­cal brasileira. Na trajetória iniciada há 14 anos, o Rio Maracatu expõe suas transformações contextuali­zadas pela proposta de pesquisa, recriação e divulgação de ritmos e danças brasileiras, construindo um diá¬logo/fusão entre linguagens sonoras, corporais e rítmicas de cantos e danças tradicionais brasi­leiras, como a Ciranda, o Coco de Roda, Afoxé, o Samba, além do Maracatu.

O Rio Maracatu é um eixo ativo do amplo movimento contemporâneo de retomada e renovação da música tradicional brasileira e realiza desfiles de bloco, cortejos e shows de reco­nhecida qualidade musical, já tendo se apresentado em grandes even­tos como Festival de Intercâmbio de Linguagens (2007 e 2008); Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileira - Sesc (2006 e 2007); “Ar te Popular” - Casa Fran¬ça Brasil (2005); Mostra Cultural “Arte da África” - Centro Cultural Banco do Brasil (2003); Tim Festival (2003); - Festival de Música Afro Colombiana – Medelin – Outubro de 2009 entre outros. Já se apresentou também em companhia de grandes artistas Brasileiros como Djavan, Lenine, Lia de Itamaracá, Alceu Valença, Mes­tre Ambrósio e internacionais como Manu Chao.

Além das apresentações em eventos, o grupo realiza desfiles do bloco Rio Maracatu na Orla de Ipanema e em Santa Tereza que atraem cariocas e turistas em uma grande confraternização musical. Hoje o Rio Maracatu é um grupo conhecido dos cariocas, respeita­do em todo o Brasil e que tem um intenso intercâmbio com os mais importantes mestres de maracatu do Recife. O grupo também já foi contemplado com um prêmio de música TIM 2007 com seu primei­ro CD “Lapada!” e a Cia de Dan­ça Rio Maracatu foi contemplada com P Prêmio Klauss Vianna de Dança través da Funarte (Ministé­rio da Cultura do Brasil).

As oficinas

Com a experiência acumula­da como bailarinas e coreó­grafas do Grupo Rio Mara­catu e professoras nas oficinas de dança do grupo, Aline Valentim e Isabela de Castro desenvolveram metodologias particulares no en­sino das danças tradicionais bra­sileiras e agora pretendem levar a outros grupos interessados em diferentes países. Apresentando assim uma proposta exclusiva e criativa, no intuito de divulgar as danças tradicionais brasileiras que pesquisam há mais de 12 anos.

 

Propostas de Workshops

Sabemos que dançar é uma arte que une corpo e alma, história, movimento, liber­dade e intimidade. É fundamental que se crie uma intimidade entre o corpo de cada um e o ritmo que se dança.

Segundo nossa concepção, ensinar tecnicamente os passos de cada dança e conversar sobre sua ori­gem é tão importante quanto criar um tipo de integração entre as pes­soas, despertar sensibilidade e de­senvolver uma consciência corpo­ral específica pra essas danças.

Assim chegamos ao desenvolvi­mento de uma metodologia parti­cular de aulas que inclui os movi­mentos e histórias de cada dança e pretende criar um ambiente especial a cada encontro. Estimulando um tipo de conexão entre os alunos, de cada um com seu próprio corpo e deste com o ritmo, os tambores e a musicalidade, principalmente por­que estaremos lidando com ritmos que não fazem parte da formação cultural dos alunos envolvidos. Em nossas aulas utilizamos jogos, im­provisos, transposição das células rítmicas para as diferentes partes do corpo, canto e uma séria de ou­tras dinâmicas e exercícios pra criar esta intimidade e liberdade. Dessa maneira os alunos podem estar mais abertos e aptos a se desfru­tarem dos prazeres das ricas tradi­ções populares brasileiras.

Seguindo esta metodologia par­ticular apresentamos então três propostas para a realização de workshops, visando atender às necessidades específicas de cada grupo e local.

 

1- Viagem pelas Danças Brasileiras

Esta proposta é nossa “cria predi­leta”, pois se trata de um proces­so mais longo, com duração de seis dias, encontros diários de 2hr e meia, num total de 15 horas de curso. Nele faremos uma grande viagem por 10 ritmos populares, proporcionando uma imersão no amplo universo de ritmos e danças brasileiras.

Danças/ritmo ensinados:

Maracatu, Jongo, Cavalo Mari­nho, Afoxé (Ijexá) e Dança Afro, Coco, Tambor de Crioula, Ciran­da, Cacuriá e Frevo.

Metodologia:

- Técnicas corporais apresentadas nas Propostas de Workshop.

- Apresentação de vídeos e expo­sição teórica.

- Cala participante receberá tam­bém um kit com Material Impres­so (Apostila) sobre cada dança trabalhada, além de cd de áudio com faixas que exemplificam cada estilo musical trabalhado.

 

2- Conhecendo as Danças Brasileiras

Este workshop é uma versão po­cket do anterior. Serão 3 dias com encontros de 2hr e meia, soman­do um total de 7,5 horas de cur­so.

Danças/ritmo ensinados:

Maracatu, Jongo, Cavalo Mari­nho, Afoxé e Coco.

 

3- Um dia de danças brasileiras

Esta é uma proposta pontual. O curso se desenvolverá em um úni­co encontro de 4horas de dura­ção onde abordaremos três ritmos brasileiros.

Danças/ritmo ensinados:

Maracatu, Afoxé e Coco.

 

4 – Módulo de Aprofundamento

Além dos formatos apresentados acima, existe ainda a possibilida­de de contratação dos Módulos de Aprofundamentos em cada um dos ritmos trabalhados, de acordo com o interesse de cada grupo.

Estes são cursos mais avançados onde poderemos aprofundar as especificidades e características de cada dança, assim como de­senvolver, recriar e estabelecer di­álogos criativos entre elas.

Módulos de um dia com duração variável a ser combinada com cada grupo.

 

5- Também é possível agendar aulas particulares.

 

Adendo Importante:

Em se tratando de workshops internacionais os custos com o translado intercontinental (Brasil-Europa) fica a cargo das próprias proponentes Aline Valentim e Isa­bela de Castro.

Contudo o translado local e a ali­mentação das professoras não estão incluídos nos custos dos cursos e devem ser acertados a parte com os produtores locais.

Links relacionados:

www.riomaracatu.com

https://oficinadancariomaracatu.wordpress.com

https://www.youtube.com/watch?v=C8LmxuWzDmc&feature=share

https://www.youtube.com/watch?v=iWZHwoKXJCw&feature=related

https://www.youtu­be.com/watch?v=N-tmRMMqylY&feature=related

 

 

 

Tillbaka